Sem categoria

Compreendendo a Separação Legal na Geórgia: Protegendo Seus Ativos

Um aspecto importante do direito de família com o qual muitas pessoas não estão familiarizadas é o processo legal de separação. Uma pessoa pode saber quando seu cônjuge saiu de casa, mas sabia que até que a questão seja tratada legalmente por um juiz ou por um acordo aprovado pelo tribunal, os cônjuges NÃO estão legalmente separados? Jackson e Lawrence escrevem sobre o Foco de Segurança WIN para advogados hoje sobre como proteger as instalações de nossos clientes, Sua Proteção Legal.

Qual é o processo de separação na Geórgia e como proteger as instalações dos clientes? Independentemente de quanto tempo durou o relacionamento, separar-se de um parceiro romântico de longo prazo pode ser tão doloroso quanto passar por um divórcio. Incluir o processo de separação legal geralmente é mais doloroso a curto prazo, mas oferece benefícios significativos para ambas as partes – especialmente quando um cônjuge acha que foi prejudicado.

Para ser considerado legalmente separado, um casal precisa passar por um processo legal específico. A Geórgia não inclui nenhum status legal ou civil formal de “separação legal” em suas leis. De acordo com OCGA §19-5-3(b), as partes devem (1) obter um decreto de divórcio final; ou, (2) devem elaborar um acordo escrito que inclua as mesmas questões básicas de um divórcio, a saber, pensão alimentícia, pensão, custódia e visitação de filhos, divisão de bens e dívidas. Notavelmente, mesmo que as partes apresentem um acordo escrito final a um tribunal e tenham seus nomes alterados de volta ao status anterior ao casamento, todos os acordos permanecem em pleno vigor, independentemente de uma ou ambas as partes terem se casado novamente. Veja Bussell v. Bussell, 265 Ga. 669, 462 S.E.2d 706 (1995). Além disso, ao terminar um relacionamento e resolver as questões de forma justa, os parceiros em separação também podem proteger seus bens individuais de serem tomados por credores.

Como uma separação legal protege seus bens

Quando se trata de proteção financeira, separar legalmente seus bens é uma das maneiras mais eficientes e econômicas de fazê-lo. Quando tratado adequadamente, um acordo de separação legal divide bens pessoais e imóveis, contas bancárias, veículos, dívidas e outros ativos importantes. Mesmo ativos não físicos, como contribuições para pensões e economias para aposentadoria, podem ser protegidos por meio do acordo de separação legal.

Por exemplo, suponha que um casal casado não esteja mais vivendo junto, com um cônjuge ameaçando o outro. Se o cônjuge que deixou a casa contrair dívidas, é apropriado que o outro cônjuge seja responsabilizado? O acordo de separação legal pode impedir que um cônjuge se torne vítima do mau julgamento de seu cônjuge.

Além de proteger os cônjuges em separação um do outro, proteger os bens durante uma separação legal é muito importante para aqueles que podem se casar novamente no futuro, se casar novamente e viver felizes, ou simplesmente desejar viver sozinhos.

Esse processo também protege os filhos do casal. Ao criar uma base sólida para a divisão de bens e estabelecer pensão alimentícia, um acordo de separação legal protege os interesses financeiros das crianças. Igualmente importante, o processo ajuda os pais a seguir em frente com suas vidas, enquanto também os protege um do outro.

O que isso significa para o seu caso de direito de família?

Significa que um advogado qualificado em direito de família pode ajudá-lo a proteger seus direitos em cada etapa do caminho. Seu advogado deve ajudá-lo a entender todas as obrigações no contexto da lei e separá-lo de seu cônjuge. Em termos simples, seu advogado protege seus interesses legais.

Equipado com uma compreensão completa das leis nacionais e internacionais, um bom advogado de direito de família pode ajudar sua família em todas as questões. Além de proteger seus bens, esse advogado pode lidar com toda a papelada relacionada à sua separação. Mais importante ainda, o advogado pode garantir que você cumpra todos os requisitos do início ao fim, evitando que você caia em armadilhas legais.

Para mais informações sobre o processo de separação legal, visite este recurso útil.